Todos direitos reservados ao blog Lady Samy- 2021. Tecnologia do Blogger.

Empreendedorismo: Abrindo uma empresa de Moda

 Olá ladies e lords!

O assunto hoje é um pouco diferente do que o convencional. Para aqueles que sonham em ter uma empresa e trabalhar com moda vão gostar desta série de assuntos que trarei aqui no blog. Baseado em minhas experiências mostrarei os passos para começar a pensar neste ramo de atividade: venda de vestuário. Este assunto é para aqueles que desejam criar uma marca, confeccionar , desenhar e vender as próprias peças.

Imagens de Freepik
                                                                                         Imagem de Freepik

Vamos aos passos:

  1. Então comece escolhendo o nome de sua marca, um nome pequeno que possa ser fácil de lembrar pelos os interessados em comprar algo pela internet ou mesmo nas lojas físicas da sua cidade.
  2. Se for vender na internet pesquise os possíveis nomes no google e veja se já não existe.
  3. Agora que você já escolheu, está na hora de colocar no papel literalmente, oque você quer trabalhar e vender. Por exemplo: Se quer trabalhar com moda feminina, masculina, infantil e ou moda praia.
  4. Pensando em quanto você pretende investir: Contratarei mão de obra ou farei minhas próprias peças? Quem cuidará do marketing e contabilidade? Irei contratar um serviço de hospedagem para minha loja virtual ou usarei alguma plataforma de loja gratuita? Terei loja física? Se sim este será alugado ou feito em casa? Terei uma fábrica de costura ou pequeno atelier? trabalharei sozinha(o) ou terei um empregado? 
  5. No caso de fazer as próprias peças: tenho conhecimento sobre modelagem, croquis, costura, venda? Quem irá costurar, fazer os moldes, cortar os tecidos, passar, dar os acabamentos?
  6. No caso de abrir uma empresa: tenho conhecimento de como funciona uma empresa e quais os custo de abri-la? Se sim que tipo de empresa atuarei? Sociedade Empresária Limitada (Ltda.), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), Empresa individual, Microempreendedor Indivual (MEI), Sociedade Simples (SS), Sociedade Anônima (SA) ,Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP)? (sobre cada uma delas leia aqui)
  7. Tenho conhecimento sobre tecidos, maquina de costura, de corte, de acabamento? 
  8. Conheço o código de defesa do consumidor, os termos e condições que devem ter uma loja virtual, bem como serviço de entrega, política de troca e devolução, emissão de notas?
  9. Como será feito a logistica? eu mesma prepararei , a encomenda , enviarei aos correios, farei as nostas fiscais?
  10. Se for uma loja física, onde será o local? já tenho alvará de funcionamento e ou autorização dos bombeiros?
  11. Como divulgarei minha marca? investirei em influênciadores digitais? anúncios do google, facebook, instagram? Farei cartão de visitas, folder, flyer?
  12. Para envio e organização das peças: Investirei em caixas de correio personalizado ou simples? Terei tags para roupas? etiquetas de tamanho e numeração das peças? Como será apresentação das peças dentro das caixas? Terá brindes para o cliente?
  13. Quem ficará responsável pelo setor de compras, de trocas e devolução, atendimento ao cliente,manutenção do site se tiver e administração?

Bom parece muita coisa e até ficou desanimador começar uma empresa neste ramo. Mas se pensar assim então o sonho ficará somente no papel. Nos próximo post, ajudarei você a tornar todo esse processo menos complicado!

E você já conhecia todos os passos para começar uma marca de moda?

Gostou comente e compartilhe!

Bjos da Samy e até a próxima!


Nenhum comentário

Olá aqui é a Samy. Comentários gentis e amáveis aquecem meu coração. Deixe se comentário e vou adorar responder sua mensagem! Muito Obrigado!
Irei excluir comentários ofensivos e racistas.