Todos direitos reservados ao blog Lady Samy- 2021. Tecnologia do Blogger.

Empreendedorismo: Dando início a sua empresa de moda

 Olá ladies e lordes!

Como mencionado no post anterior que você pode ler aqui, nele expliquei passo a passo e perguntas importantes para que você possa tirar seu projeto do papel. Mas talvez tenha parecido muito difícil executar todos os passos,visto que estes é preciso recursos, tempo, divulgação, burocracia e muita massa cinzenta para pensar, principalmente se estiver começando tudo sozinha(o). Entretanto, no momento que vivemos de pandemia e incertezas, é preciso ter cautela para investir e começar um novo negócio. 


As chances de você ter sucesso no ramo de moda é grande, porém há muito trabalho envolvido nos bastidores. Muitos preferem começar com um sócio, empréstimo para investir ou usar aquelas economias guardadas a tanto tempo que você nem sabia quando iria usa-las. Isso ocorre para aqueles que pretendem sonhar bem alto montando uma grande empresa, nem que seja no futuro. A chance de dar tudo errado nesta fase da vida é grande, porém a outro lado da moeda. Mas o que fazer então para começar agora neste ramo de atividade?

Meu conselho é comece de baixo, ou sonhando pequeno e com cautela. Então agora que você já decidiu o ramo de atividade, o nome da marca, é Como irá usa-la, vamos aos passos de forma prática e sem muito investimento. 

  1. Comece comprando todos os aviamentos, tecidos, maquinários e organize lindamente seu atelier, afinal suas futuras clientes irá fazer uma visita. Mesmo que suas vendas ocorram apenas online, seus clientes e seguidores desejarão conhecer os bastidores. Isso dará mais confiança atraindo mais  expectadores ou futuros clientes e admiradores.
  2. É bem provável que a essa altura você já tenha uma noção de como costurar e dar acabamento à uma peça de roupa. Agora é preciso desenhar fazendo um lindo croqui de suas futuras peças. Isso ajudará a visualizar o que você realmente quer modelar depois. Mas não se preocupe, a diversos tutoriais na internet ensinando a modelar e até alguns sites vendem os moldes prontos que você pode usa-los para criar muitas opções de roupas femininas.
  3. Feito o croqui agora é hora da modelagem. Como mencionado acima vc pode compra-los ou aprender a fazer. 
  4. Comece fazendo uma peça piloto, ou seja, uma amostra para você ter certeza se ficará bom ou não a modelagem, tamanho, tecido etc... se você errar na costura ou modelagem será na peça piloto. 
  5. Se sua peça piloto for aprovada, você poderá criar a peça definitiva para venda que poderá ser em grande quantidade para vender a pronta entrega ou sob encomenda, quando a/o  cliente quiser àquela peça você fará em um tempo maior de entrega, no entanto não haverá desperdício de material, tempo e dinheiro.
  6.  Tendo a peça pronta você deverá tirar boas fotos para colocar em sua loja virtual que você irá criar em breve.
  7. Agora que você criou algumas peças que tal fazer um chá virtual para mostra-las As amigas e parentes? Essa parte é só uma sugestão, você pode enviar as fotos no watts e se oferecer para leva-la a cliente ou amiga interessada em ficar com elas (não esquecendo de estar protegida com máscara e álcool gel na bolsa). Mas caso você queira apenas aprovação do pessoal, poderá postar suas lindas fotos em uma rede social.
  8. Agora que você tem certeza de que trabalhar com moda e criar sua própria empresa sozinha(o), iremos passar para a parte burocrática (chata) mas necessária. Formalize sua empresa.
  9. Para formalizar Acesse o site oficial do microempreendedor individual ( MEI) neste Link. Lá terá todas as informações necessárias de como se formalizar para ser um empresário registrado, com CNPJ e muitas outras vantagens. 
A essa altura do campeonato você que se formalizou já é um empresário registrado com CNPJ e contribuinte para com o INSS, algo muito necessário nos dias de hoje.
Mas a concorrência está muito forte tanto na internet quanto nas grandes cidades. Portanto, conheça seus concorrentes e veja o que é negativo e positivo neles. Faça o melhor, o diferente, isso fará toda a diferença na hora do cliente procurar por uma peça e escolher sua loja. No próximo artigo vamos desmembrar os 8 passos acima e você terá uma visão mais ampla antes de tomar a decisão definitiva para você e sua futura empresa.

Este artigo te ajudou? Então comente e compartilhe.
Bjos da Samy

2 comentários

  1. Importantes as dicas, quem está pretendendo entrar nessa área de empreendedorismo é preciso saber, suas informações vão ajudar muito, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luci. Espero que ajude sim. Bjs

    ResponderExcluir

Olá aqui é a Samy. Comentários gentis e amáveis aquecem meu coração. Deixe se comentário e vou adorar responder sua mensagem! Muito Obrigado!
Irei excluir comentários ofensivos e racistas.